Seguidores

domingo, 22 de março de 2009

Pesquisa DataFolha para o Governo RS/2010

O Instituto Datafolha realizou sua primeira pesquisa para avaliar as intenções de votos em cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina). Matéria de Graciliano Rocha, da Agência Folha, em Porto Alegre, trata do resultado da pesquisa no RS:
"A pouco mais de 18 meses das eleições, pesquisa Datafolha realizada no Rio Grande do Sul mostra que a governadora Yeda Crusius (PSDB) está em terceiro lugar na disputa, atrás do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB). Nos quatro cenários pesquisados pelo Datafolha, os prováveis candidatos do PT e do PMDB -partidos que antecederam o PSDB no governo gaúcho- se revezam na dianteira das intenções de votos. Yeda aparece em terceiro, com percentuais que oscilam de 8% a 9% das intenções de votos.
A tucana, primeira mulher eleita como governadora no Estado, enfrenta uma crise política alimentada por denúncias de corrupção contra ela e integrantes de seu governo desde novembro de 2007, quando a Polícia Federal prendeu 13 pessoas suspeitas de participar de uma fraude que desviou R$ 44 milhões do Detran gaúcho. "A regra ultimamente é o governador sair na frente. A posição de Yeda certamente é reflexo do noticiário negativo", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
No primeiro cenário, Tarso aparece com 30%, seguido por Fogaça, com 27%. Trata-se de um empate técnico. Yeda aparece com 9%, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) tem 6%, o vice-governador Paulo Feijó (DEM) alcança 2% e o vereador Pedro Ruas (PSOL) foi o escolhido por 1%. Fogaça aparece em vantagem, com 30%, quando a opção do PT é o ex-governador Olívio Dutra, que soma 24%. Na simulação, os percentuais de Yeda e Beto Albuquerque se mantêm.
No cenário de disputa mais acirrada, Tarso atinge 33% de preferência nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, onde o PT conquistou a hegemonia nas últimas eleições. Na capital, tem 28%. Já o percentual de intenção de voto em Fogaça varia menos: na capital tem 26%; no interior, 27%. A governadora Yeda Crusius tem o seu melhor desempenho fora da capital e da região metropolitana, chega a 10% no interior. A ligeira vantagem do ministro da Justiça sobre o prefeito de Porto Alegre se dá fundamentalmente entre os eleitores que ganham até cinco salários mínimos. Neste estrato, o petista tem 30% contra 26% do peemedebista. Nos outros dois cenários, quando o possível candidato do PMDB é o também ex-governador Germano Rigotto, a vantagem dos petistas aumenta. Tarso alcança 32%, 14 pontos à frente de Rigotto (18%).
Com os dois ex-governadores na disputa, Olívio Dutra tem 27%, contra 20% de Rigotto. Nas quatro simulações feitas pelo Datafolha, varia de 11% a 13% o total de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto. Com um quadro indefinido sobre os prováveis concorrentes ao governo, nenhum deles se destaca na pesquisa espontânea, levantamento em que o entrevistado cita o nome de sua preferência sem que lhe sejam apresentadas opções. Na espontânea, dois em cada três eleitores consultados (67%) afirmam não saber em quem votarão nas eleições para governador em 2010".
Postado por Marco Aurélio Weissheimer - www.rsurgente.net

5 comentários:

Unknown disse...

olha o RS só tem uma saida, é PTC 36. veja mais em www.ptc36.com.br
João Carlos Rodrigues 2010

Unknown disse...

RENOVAÇÃO POLÍTICA !
36 PTC – Partido Trabalhista Cristão 36
João Carlos Rodrigues para Governador
renovar é a única esperança para os Gaúchos, chega de promessas!
www.ptc36.com.br

Unknown disse...

renovaçao tem nome é ptc36 estarei com eles apostar em novas propostas é hora de mudar com o 36!

Gustavo Silva disse...

NESTE SABADO 06/03/2010 NA REUNIÃO DELES E PUDE VER A QUALIDADE DOS CANDIDATOS POR ELES APRESENTADOS, AGORA O RIO GRANDE TEM SAIDA SÓ DEPENDE DE NÓS PRECISAMOS NOS MOBILIZARMOS PARA UMA NOVA REALIDADE, A ESPERANÇA ESTÁ NO AR PRECISAMOS ACREDITAR NÃO TEMOS NADA A PERDER, POIS JA CONHECEMOS OS OUTROS QUE ONSTENTAM APENAS PROMESSAS VAZIAS, ENTÃO ESTAMOS ESPERANDO O QUE!

Gustavo Silva disse...

OLHA ERRO DE QUEM PENSA QUE FOGAÇA, TARSO, YEDA OU RIGOTTO POSSA SER UMA BOA ESCOLHA, ESTÃO POR FORA DA REALIDADE, EU TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER UM CIDADÃO E UM PARTIDO QUE NÃO SE VENDERAM AO SISTEMA E ATÉ LANÇARAM PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO GAUCHO, EU VOTO NESTE ANO EM JOÃO CARLOS RODRIGUES ESSE É ONOME PODE CONFIAR E A IMPRESSA QUE DIVULGUEM AS COISAS BOAS CHEGA DE APOAIR AQUELES QUE REPRESENTAM A VELHA E ARCAICA POLITICA, NESTE SABADO 06/03/2010 NA REUNIÃO DELES E PUDE VER A QUALIDADE DOS CANDIDATOS POR ELES APRESENTADOS, AGORA O RIO GRANDE TEM SAIDA SÓ DEPENDE DE NÓS PRECISAMOS NOS MOBILIZARMOS PARA UMA NOVA REALIDADE, A ESPERANÇA ESTÁ NO AR PRECISAMOS ACREDITAR NÃO TEMOS NADA A PERDER, POIS JA CONHECEMOS OS OUTROS QUE ONSTENTAM APENAS PROMESSAS VAZIAS, ENTÃO ESTAMOS ESPERANDO O QUE!