Seguidores

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Da série: Sempre pensei mas não escrevi...


Eu tenho um sonho

05/12/2008 - por Daniel Ribeiro

Os professores finalizaram mais uma greve. Foi a minha primeira greve. Sei que assim como muitas outras que já aconteceram, muitas outras ainda acontecerão. Faz parte da história da luta eterna dos professores em defesa da educação, do respeito pela sua profissão e também pelo pão de cada dia.
Foi uma greve inédita, num período de risco: o final do ano letivo. E mais, junto a uma data de significado especial: a Semana Nacional da Consciência Negra, em referência à memória da resistência negra de Zumbi dos Palmares. Lembrei-me, por esta conta, das palavras de Martin Luther King, ditas há 45 anos, chamando uma nação inteira para uma reflexão sobre a injustiça da discriminação sofrida pelos negros nos Estados Unidos.
Em seu famoso discurso proferido em Washington, em 1963, o líder negro americano eternizou uma afirmação que usou para denunciar o sofrimento da população negra. "I have a dream" (Eu tenho um sonho). Como professor eu também tenho um sonho. Um sonho, que por certo, milhares de professores na ativa ou aposentados, também acalentam. Sim, cada vez mais ser professor parece oficio de idealistas, sonhadores, loucos.
Eu tenho um sonho de um tempo em não se farão mais greves, mobilizações, passeatas, protestos em defesa da educação e do futuro de alunos e da categoria. Pois os governos que elegemos trabalharam diuturnamente por isso, junto com o povo.
Eu tenho um sonho de que haverá ainda muita mobilização e passeata de professores, alunos, pais, da sociedade, mas elas serão sempre em solidariedade para ajudar as pessoas afetadas por calamidades naturais ou por outras necessidades adversas da vida.
Eu tenho um sonho de que os professores que lapidam com conhecimento aqueles que transformarão o futuro serão tratados com dignidade pelo imenso valor que tem para uma nação que se quer desenvolvida, forte e mais justa.
Tenho um sonho de que os professores receberão uma remuneração que lhes permita o sustento e a garantia de continuamente aperfeiçoarem seus conhecimentos transformando aulas em atividades lúdicas de prazeroso aprendizado para seus alunos.
Eu tenho um sonho de que um povo com mais escolaridade, educação, não se deixará lograr por políticos e governantes como estes que ai estão, que chegaram ao poder com uma lábia falaciosa, falsa, demagoga.
Eu tenho um sonho de que nossos governantes não nos trairão e que nossos deputados, senadores, vereadores saíram de seus gabinetes refrigerados e caminharão nas ruas de braços dados com os trabalhadores, com o povo que os elegeu.
Eu tenho um sonho que um dia iniciaremos ano letivo em escolas estruturadas, com salas com alunos suficientes para se dar uma aula da melhor qualidade.
Eu tenho um sonho que teremos material didático sem precisar fazer festinhas, bingo, almoços e outros artifícios para arrecadar recursos para manter o mínimo de dignidade nas nossas escolas.
Eu tenho um sonho de que os pais participarão mais da vida escolar dos seus filhos. Que estarão mais presentes nas escolas como ativos atores, para juntos defenderem uma escola de qualidade, democrática, pública e laica.
Eu tenho um sonho de que todos os professores serão respeitados e também sempre respeitarão seus alunos.
Tenho o sonho de receber dos meus alunos um abraço agradecido de reconhecimento e carinho, por ter por eles resistido, insistido e amado.
Sei que não sonho sozinho, por isso, é um sonho possível. Somos muitos, milhares que assim sonham. São muitos, milhares que continuaram lutando como muitos já lutaram e, como muitos ainda lutarão. É um sonho, pela dignidade do oficio de professor, de ensinante e de aprendiz que todos sempre somos. Yedas, Marizas passam, os professores são para sempre.
Daniel Ribeiro é professor de Filosofia

Nenhum comentário: