Seguidores

sábado, 6 de agosto de 2011

De volta à 2ª Capital Farroupilha!!!!

É normal, em todas as situações da vida, acostumarmo-nos com o cotidiano, a ponto de não mais observarmos certos detalhes. Assim, costuma ser útil e necessário à saúde dos relacionamentos, um período de afastamento. Com isso, nosso olhar desacomoda-se e voltamos a ver com maior nitidez.
Comigo isso está ocorrendo com relação à minha cidade: Caçapava do Sul. Após 12 anos, havia perdido a visão apurada e tudo se tornara comum: as pessoas, os lugares, os costumes, enfim. Hoje – há um ano e meio fora – retorno feliz para reencontrar a família, os amigos, colegas e alunos que participaram da minha vida nesse período.
Também reencontro a cidade histórica, da qual falo com certo orgulho, seja pelas suas belíssimas paisagens, seja pela sua representação na economia do país: capital brasileira do cobre, produtora de calcário, e, óbvio, a 2ª Capital Farroupilha – onde o Hino Rio-grandense foi entoado oficialmente pela primeira vez...
Entretanto, minha felicidade diminui ao passar o pórtico de acesso da BR 392, juntamente com a redução de marcha, quase à primeira, para ultrapassar os obstáculos históricos da Av. Pres. Kennedy. Nesse momento, lamento não estar a bordo de uma carroça, à moda farroupilha. E assim continuo o trajeto (rezando, claro!) para que o meu veículo suporte o caminho – pela Benjamin Constant até a Tiradentes – até o destino.
Sobrevivemos e, então, aproximo-me da casa dos meus pais – o descompasso do coração já não sei se é emoção pelo reencontro ou medo de não chegar. Quando alcanço a esquina da Félix da Cunha com a Tiradentes, outro susto: deparo-me com um caminho inominável. Esta quadra pode lembrar qualquer coisa, menos uma rua no centro da cidade (o IPTU ao menos traduz esta ideia). Há verdadeiras crateras no que deveria ser um acesso ao final da Rua Tiradentes.
Finalmente, desço do carro e conto à família que o trajeto entre a entrada da cidade e a casa levou, em média, 15 minutos – e não foi pelo engarrafamento no trânsito! Os comentários não são nem um pouco animadores. O relato da minha mãe: “Outro dia chamei um táxi para levar teu pai ao médico e o motorista respondeu que se tivesse que descer naquela “buraqueira”, ele não viria, a menos que esperássemos na esquina.” Noutro momento, ela encomendou lenha e ao recebê-la, foi xingada pelo carroceiro: “Não precisa nem pedir, que aqui não trago mais. Ou a senhora pensa que vou matar meus animais nessa rua horrível?”
Depois dessas experiências, concluo: fiz uma viagem no tempo. Reencontrei a Capital Farroupilha. Onde estará Bento Gonçalves? Certamente bem longe, porque uma cidade com governantes não estaria desta forma. Caçapava hoje é uma cidade abandonada. Não deve ter prefeito! Se tivesse, este já teria dado jeito a esta precariedade.
Lamentável!!! Uma cidade com tamanho potencial turístico e os visitantes sem acesso nem ao centro, que dirá aos pontos mais distantes.

Eunice Couto
Professora Estadual
Texto publicado em Jornal da Campanha - 28/07/2011
e Jornal A Gazeta - 29/07/2011 - ambos na 2ª Capital Farroupilha - Caçapava do Sul

Nenhum comentário: