Seguidores

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Caçapava? PRESENTE!!!!

A tarde de sol e calor do domingo, 04/10, levou uma multidão – que se deslocou de todos os pontos do Estado – ao Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, para prestigiar o Ato Show "Fora Yeda - Impeachment Já", organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais. As apresentações foram intercaladas com críticas à governadora, indiciada pelo Ministério Público como ré no maior escândalo de corrupção já descoberto no RS: o desvio de mais de R$ 44 milhões do Detran.
Na primeira metade do ato show, o palco recebeu Família Sarará, Mariposas, Pedro Munhoz, Lollypops e Leonardo, ao entardecer, foi a vez de Nelson Coelho de Castro, Nei Lisboa, Nancy Araújo, Eduardo Solari, Bandinha Di Dá Dó, Sombrero Luminoso e Sargento Malagueta, os quais, juntamente com o expressivo público prestaram homenagem à Mercedes Sosa, ícone da música argentina, sempre preocupada com as questões sociais, falecida no domingo.
Os artistas participaram do Ato, gratuitamente, em apoio à causa contra a corrupção, o que demonstra o desejo da sociedade em esclarecer todas as irregularidades que envolvem o Governo do Estado. Durante toda a tarde foram disponibilizadas urnas para que a população participasse da campanha, lançada na última semana, “Julgamento da Governadora – Culpada ou Inocente”, na qual o povo decidirá, através de voto secreto, se Yeda é culpada ou inocente nas acusações feitas, primeiramente pelo FSPE, após pelo Ministério Público e CPI que tramita na Assembleia Legislativa. A votação se estenderá, em todo o Estado, até a próxima quarta-feira, dia 07/10, em urnas ou pelo site www.opovodecide.com.br , criado especialmente para o julgamento.
Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo Grupo RBS, mostra que a maioria dos gaúchos (62%) aprova o impeachment de Yeda, contra apenas 22% que se dizem contrários. Sobre o envolvimento da governadora no desvio de recursos do Detran, 29% entendem verdadeiro e 39% ser mais verdadeiro que falso. Enquanto isso, o governo estadual é reprovado por 64% dos gaúchos e o desempenho pessoal de Yeda é ainda pior: 74%. O desempenho dela é desaprovado por 79% dos porto-alegrenses e por 81% dos moradores dos municípios da região metropolitana. No interior, a reprovação é de 70%.
Como não poderia deixar de ser, Caçapava do Sul disse “Presente!” a esta manifestação cidadã. Juntamente com professores, funcionários públicos e estudantes da região do 17° núcleo do CPERS/Sindicato, a caravana do município contou com vinte participantes, dos quais a metade foi composta por alunos das instituições escolares da cidade. O aluno João Francisco Vargas, 2º ano da EENSA, comentou: “como é bom participar dessas atividades. A partir de agora quero vir sempre.” Outro estudante, João Markos Machado Oliveira, que há tempos participa de protestos na capital, declarou “depois que a gente vem a primeira vez, quer vir sempre. O primeiro ato público que participei foi dia 30 de março e, desde então, todas as vezes que a professora convida eu venho. É muito bom ver que tem gente, como nós, mobilizada na causa cidadã, além da gente entender melhor essas coisas que se ouve ou vê somente nos jornais de TV”, argumentou o aluno do 3° ano, também da EENSA.

Nenhum comentário: