Seguidores

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Ideologia, preciso uma pra viver"

Houve um dia em que, após inúmeras análises, percebi que faltava à humanidade um boa dose de coerência entre os atos e os fatos...
Foi difícil perceber que muitos daqueles em que havia depositado minha confiança, haviam traído aos seus seguidores... Tenho a impressão que esta foi a parte mais difícil: admitir, mais uma vez - embora noutro aspecto - que houvera traição!
A luta para chegarmos lá havia sido longa, árdua, sofrida. Pior de tudo é descobrir que chegamos por força da traição...
Entretanto, para quem está acostumado aos desafios infindáveis de uma vida que luta para não ser covarde, muito menos vazia, junta-se novamente os pedaços e nega-se, terminantemente, a pensar que todos são iguais.
Assim, um dia, depois de análises mil e uma boa dose de desconfiança misturada à enorme vontade de acreditar, reencontrei. Estava ali, completando seus 15 anos, toda a minha crença.
Era por ele que eu havia procurado; era o que eu havia idealizado; era o meu sonho realizado. Foi, então, que numa data festiva, cheia de personalidades com a sabedoria a que eu aspirava, anunciei: eis aqui a ideia que defendi. Quero ser parte; quero unir-me a esta construção.
Hoje sei as dificuldades para defender um pensamento de valor. Reconheço o olhar incrédulo e até assustado com a minha identificação ideológica. É engraçado ver pessoas olharem de canto quando a percebem. Até mesmo os sobressaltos quando, sem receio, me identifico.
Por outro lado, é reconfortante encontrar os companheiros e camaradas, da mesma maneira que é fantástico participar de encontros onde todos se identificam pelo valor de seus ideais; quando todos fazemos questão de mostrar quem somos e o que defendemos, usando a mesma identificação, sem nos diferençarmos, nem sermos olhados de canto, com cara de ETs...
Há tempos não vivia esta satisfação. Tampouco sofria com alguns descasos e incompreensões...
Mas, isso faz parte da vida real... e a gente, supera... mesmo que demore e doa um pouco...
Enfim, larguei meu mundinho seguro por conta de um ideal... e, até o momento, por mais dolorido que seja, não me arrependo...
Agora é o PSTU! Contra burguês, vote 16!!!

Nenhum comentário: